Saiba porque ter um blog é importante para o seu negócio online!

Se você acompanha especialistas em marketing através de redes sociais e blogs, provavelmente já deve ter visto muitos de nós aconselhando você, que empreende ou deseja empreender online, a ter um blog.

Isso porque essa é uma excelente ferramenta para quem deseja trabalhar com internet.

Veja neste artigo porque você deve criar um blog para o seu negócio e quais passos deve seguir para começar essa caminhada virtual. 😎

Porque ter um blog?

A todo tempo surgem novos negócios na internet e da mesma forma que aparecem da noite para o dia, também desaparecem.

Existem diversas razões para isso acontecer e uma delas está diretamente ligada ao fato de empresas e negócios em geral,  não conseguirem se destacar no universo digital.

Por isso, nós profissionais do marketing sempre aconselharmos empresas, profissionais liberais, autônomos e principalmente empreendedores digitais a criarem um blog.

Construir uma boa reputação online é fundamental para o sucesso no mercado digital.

Mas é comum ver pessoas acreditando que ter um site expondo seus produtos e serviços e presença nas redes sociais será o suficiente para atrair clientes e fazer algumas vendas.

Entretanto, a verdade é que o universo digital exige de nós muito mais do que estar online.

Isso porque vivemos em meio a uma overdose de informações, e temos que lidar com regras de grandes ferramentas como por exemplo o Google, que é um dos maiores e mais utilizados buscadores da internet.

Sua principal regra é garantir a melhor experiência possível a seus usuários e para isso, este faz uma varredura na internet para encontrar sites que respondam da melhor forma possível o que foi pesquisado, antes de listar sites em uma pesquisa feita por seu usuário.

O que muitas vezes faz um site que só mencione produtos e serviços ser inexistente, e torna um blog uma excelente ferramenta para quem deseja trabalhar com internet.

Desde que claro, você utilize-o para educar seu público sobre questões pertinentes a seu negócio, eliminando quaisquer dúvidas que sua audiência possa ter e ajudando-a resolver problemas.

Pois assim estará demonstrando que realmente possui domínio sobre seu assunto.

E publicando e compartilhando regularmente conteúdos relevantes e de qualidade, você não só estará construindo autoridade em seu mercado, como também conquistando aos poucos relevância para o Google, que passará a listar sua página para aqueles que pesquisarem sobre seu tema.

E quanto mais seus artigos forem vistos, mais você e sua marca ficará conhecida.

Sem contar que um blog é um excelente canal para estreitar relacionamento com clientes e conquistar novos.

Através dele é possível ter uma conversa de duas vias, seja através de posts que incentive interações através de comentários, perguntas e feedbacks ou a partir de um campo de cadastro que permita a inserção de e-mails para envio de atualizações do blog.

Além disso, ao movimentar seu blog, terá aos poucos, acesso a informações valiosas, tais como: quais são os temas mais populares, como os visitantes chegam a sua página, de onde eles são, quais são as palavras chaves mais buscadas e muito mais.

O que ajudará você a melhorar sua estratégia de conteúdo e alinha-la aos objetivos do seu negócio.

Como criar um blog?

Agora que você já sabe a importância de ter um blog, vamos aprender como criá-lo!

  • Passo 1 – Escolha um domínio.
  • Passo 2 – Pesquise se este domínio esta disponível e faça o registro.
  • Passo 3 – Escolha e contrate uma hospedagem.
  • Passo 4 – Defina o design do seu blog.
  • Passo 5 – Escolha uma ferramenta de e-mail marketing.

Confira!

Passo 1: Escolhendo o domínio do seu blog

O domínio é o nome do seu site, logo no meu caso, o meu domínio é https://joycelouzada.com.br.

Veja algumas dicas para escolher o seu domínio:

  • Evite palavras confusas, difíceis de pronunciar e escrever.
  • Evite palavras em outra língua, como por exemplo em inglês.
  • Busque uma combinação de palavras que seja de fácil memorização.
  • Escolha um nome que tenha a ver com o seu negócio ou então use seu próprio nome.
  • Prefira domínios na versão .com.br ou então .com.

Lembre-se que a ideia é ter um nome que identifique claramente sobre o que é seu blog.

Passo 2: Pesquise se o domínio escolhido esta disponível e faça o registro.

Existem muitas formas de obter um domínio, mas recomendo que você adquira o seu ou na Registro.BR onde eu registrei o meu e a maioria dos domínios .com.br são registrados, ou na Godaddy caso queira um domínio .com.

Para pesquisar se o domínio escolhido esta disponível na versão .com.br, acesse o site Registro.BR.

E caso queira na versão .com acesse o site da Godaddy.

Passo 3: Escolha e contrate uma hospedagem

Hospedagem é um serviço de armazenamento para sites e blogs, que possibilita que este fique disponível na internet 24 horas por dia.

Você vai encontrar milhares de opções de hospedagem, mas nem todas serão adequadas para aqueles que não entendem de programação.

Por isso, recomendo a hospedagem UOL HOST, na qual meu blog esta hospedado. Trata-se de uma plataforma simples e fácil de usar, que possui um excelente suporte, além de ter um custo bem acessível.

Recomendo também a Godaddy e a HostGator que são excelentes e também possuí preços acessíveis.

E quando for instalar o seu blog, dê preferência para a plataforma WordPress.

Passo 4: Defina o design do seu blog

Aqui você terá a opção de contratar um web design para desenvolver a estrutura do seu blog, ou então escolher um template que é uma solução infinitamente mais rápida e barata.

Se não puder investir, poderá contar com uma infinidade de modelos gratuitos no banco de dados do WordPress, devendo sempre escolher templates responsivos, ou seja que se adaptam automaticamente a celulares e tablets.

Entretanto, dificilmente encontrará um template gratuito que você possa customizar por inteiro.

Por isso, se quiser e puder investir em um template pago e deixá-lo com a sua cara, dando assim uma versão mais profissional ao seu blog, recomendo a compra do Épico que é o que eu utilizo e o Conversion WP que é muito parecido, igualmente voltado para conversão e que possui um preço bem acessível.

Passo 5: Escolhendo uma ferramenta de e-mail marketing

O envio de e-mails é uma estratégia de marketing que merece bastante atenção!

E será através dele que você irá construir um relacionamento com os visitantes que se cadastrarem em seu blog.

Existem milhares de opções de ferramentas de e-mail marketing no mercado, entretanto recomendo a Lead Lovers, que não só te permite enviar e-mails, como também criar páginas de vendas, de captura e área de membros.

Que é bem interessante para quem deseja trabalhar com marketing de afiliados, pois a partir dela é possível oferecer bônus aqueles que comprarem produtos recomendados por você.

A recomendo por que é a que eu utilizo e por ser uma plataforma inteligente, fácil de usar, completa e com custo razoavelmente acessível.

Sem contar que esta, é indicada por grandes profissionais do marketing como Conrado Adolpho e Camila Porto.

Agora se não puder investir em absolutamente nada neste momento, ainda assim poderá ter um blog, utilizando a plataforma Medium Brasil que é gratuita e extremamente fácil de usar.

E então, pronta para começar um blog para o seu negócio?


Espero que este artigo te ajude a dar um start seguro em seu projeto!

Se gostou deixe um comentário e se achar que este artigo pode ajudar alguma amiga, compartilhe!

Abraços, sucesso e até o próximo artigo!

Joyce Louzada  😉

 

 

 

 

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