Como criar um infoproduto do zero e ganhar dinheiro na internet

Se você quer trabalhar pela internet no conforto da sua casa, fazer seu próprio horário e ter renda recorrente, aprender como criar e vender um infoproduto, pode ser uma excelente opção!

Não sabe o que é um infoproduto? Não se preocupe! Neste artigo você vai aprender tudo que precisa para criar o seu e começar a ganhar dinheiro na internet.

O que é um infoproduto?

Trata-se de um produto de informação distribuído em formato digital!

Veja alguns exemplos:

  1. Ebooks: Livros digitais com informações práticas e aprofundadas sobre um assunto.
  2. Podcasts: Programas gravados em áudio, como: narrações, entrevistas e debates.
  3. Webinars: Eventos digitais transmitidos ao vivo, como palestras e workshops.
  4. Cursos online: Vídeo-aulas, complementadas com material escrito.

Como criar um infoproduto?

Criar um infoproduto pode até ser fácil, mas se este não for de qualidade ou se a divulgação não for feita da forma correta, você não terá bons resultados.

Por isso, fazer um bom treinamento que ensine o passo a passo completo pode ser a solução que você precisa!

Mas, se você não puder ou não quiser investir em um curso neste momento, tudo bem! Porque separei algumas dicas bem legais e que sem dúvida vão te ajudar muito!

Vamos ver quais são os passos básicos para criar seu infoproduto?

 

#1 – Escolha um nicho de mercado 

Naturalmente, você não tem como criar o seu projeto, sem antes decidir sobre o que você vai falar, ou seja, sobre qual assunto será seu infoproduto. Mas, por onde começar para fazer essa escolha?

Bem, você deve começar fazendo três perguntas:

1 – Paixão: Quais temas eu mais gosto de estudar e falar? Lembre-se, esse projeto vai exigir que você estude, escreva e fale muito sobre o assunto escolhido. E se você não gostar do tema que escolher, certamente você acabará desistindo do projeto no meio do caminho.

2 – Habilidade: Sobre qual desses temas tenho maior conhecimento? Se você escolher um tema que você não domine, vai acabar precisando aprender sobre ele para conseguir produzir um produto de qualidade, e com isso seu projeto pode acabar demorando mais que o previsto para sair. Por isso o ideal é que você escolha falar sobre algo que você conheça bem. Exemplo: Vamos supor que você fale inglês fluentemente, neste caso, você pode criar um curso online, ou um ebook que ensine falar inglês.

3 – Mercado/Procura: Existem pessoas interessadas neste assunto? Antes de escolher o seu nicho você precisa saber se existem pessoas interessadas. Caso contrário você pode perder tempo na produção de um infoproduto que não conseguirá vender.

 

#2 – Faça pesquisa de palavras-chave

Faça uma pesquisa para descobrir o que as pessoas estão buscando na internet sobre o tema escolhido por você.

Isso vai te ajudar a entregar a solução que o público deste nicho procura!

Ok, mas onde pesquisar? Em fóruns de discussão da área, em grupos do Facebook que tratem deste assunto, no Yahoo respostas, no planejador de palavras-chave do Google, no Google instant e nas pesquisas relacionadas.

Como? Inserindo nesses lugares o termo que você utilizaria para pesquisar sobre esse assunto!

Quer um exemplo? Vamos supor que seu infoproduto seja sobre como fazer cupcakes, neste caso é exatamente esse termo que você deve utilizar para fazer suas pesquisas, entrando em cada um desses lugares e inserindo a palavra-chave: “como fazer cupcakes” para avaliar o que as pessoas estão comentando sobre esse assunto.

 

#3 – Defina qual será a transformação do seu infoproduto

Com base em sua pesquisa, faça uma lista de todas as respostas que você pretende entregar com seu infoproduto. Exemplo: Como fazer e vender cupcakes ➡ Respostas (transformação): receitas, como decorar cupcakes, quanto cobrar pela unidade e como divulgar.

 

#4 – Faça o planejamento do seu projeto

Faça um mapa mental do seu projeto e liste todos os tópicos que você pretende abordar para ampliar a sua visão e te ajudar a ter novas ideias.

Usar índices de livros da área como guia pode te ajudar nesta etapa. Entre no site da Amazon que permite que você veja os índices dos livros mesmo sem comprá-los e faça bom uso!

E se puder estude infoprodutos da mesma área para ter mais insights.

 

#5 – Decida  qual será o formato do seu infoproduto

Geralmente ebooks são mais baratos que webinars, vídeo-aulas ou podcasts.

Para definir qual é a melhor opção para o seu público responda as seguintes perguntas:

  • Qual é a condição financeira do meu público?
  • Meu público compraria um produto de 50 ou de 500 reais?
  • Qual formato ajudaria meu público aprender mais facilmente o conteúdo?
  • E por último qual formato eu me sinto mais confortável em produzir?

 

#6 – Coloque a mão na massa e produza o melhor conteúdo

Agora é a melhor parte, começar a produzir! Então dê o seu melhor!

Pois é a qualidade que vai definir se o seu produto digital será ou não um sucesso.

Pesquise boas referências e use sempre a linguagem adequada para o seu público.

Dica: Se for produzir um ebook, desenvolva todo o texto e somente depois faça a edição. E se for produzir um curso online, faça os roteiros dos seus vídeos e somente depois comece a gravá-los.

Acredite, isso vai facilitar e muito a sua vida!

Ah, não se esqueça de caprichar na edição de todo o material.

E não deixe de revisar todo o conteúdo antes de lançá-lo no mercado!

 

#7 – Contrate uma ferramenta de automação em marketing 

Com seu projeto pronto para ser lançado, você vai precisar agora se preocupar em conseguir clientes.

Para isso será necessário construir sua lista de contatos e criar uma sequência de emails para construir um relacionamento com eles e assim conseguir começar a fazer suas vendas.

Além disso, você também vai precisar criar uma página de vendas e uma área de membros para alocar as suas vídeo-aulas.

E para isso, você vai precisar de uma boa ferramenta de automação em marketing.

 

#8 – Escolha em qual plataforma vai hospedar seu infoproduto

Mesmo seu produto sendo digital, você terá que “se preocupar” com a logística de entrega, suporte e pagamento!

Mas, fazer tudo sozinho é loucura! Provavelmente você acabará não dando conta.

Por isso é importante automatizar todo o processo em um único software que faça todo o trabalho por você.

Para que assim você tenha tempo para focar no que é importante! Sua estratégia de marketing e vendas.

Mas, como assim? Vou precisar comprar um software? Não! Hoje existem empresas sérias que fazem todo o trabalho por você a um custo muito baixo!

São elas: Hotmart, Monetizze e Eduzz.

Entre no site de cada uma delas, conheça suas vantagens e desvantagens e faça a sua escolha!

 

#9 – Crie materiais de divulgação

É chegada a hora de você criar a sua estratégia para atrair seu público-alvo.

E agora você deverá criar algumas recompensas digitais (ebooks ou mini-cursos gratuitos), para oferecer em troca do email das pessoas.

Assim como, página de captura de emails, para capturar os contatos, conteúdos nas redes sociais, para atrair o seu público e a sua sequência de emails para se relacionar com eles.

Lembrando que mesmo o conteúdo sendo gratuito, o mesmo deve ser de extrema qualidade!

 

#10 – Crie sua página de vendas

É fundamental que você crie uma página de vendas (landing page) para o seu infoproduto.

Assim você vai poder adicionar o link da sua página nas suas redes sociais, nos posts do seu blog (caso tenha um), e nos e-mails e mensagens de whatsapp que você eventualmente enviar aos seus contatos.

Nesta página de vendas:

  • Faça a apresentação do seu produto (em vídeo).
  • Faça a descrição em texto e relacione quais serão os bônus.
  • Coloque depoimentos de pessoas transformadas pelo seu produto.

Dica: Como o produto é novo, você não terá os depoimentos. Então faça um sorteio com a sua lista de contatos e entregue gratuitamente o seu produto para umas 5 pessoas. Mas, em troca peça que elas façam um depoimento falando sobre essa transformação.

Dessa forma será bem mais fácil você conseguir fazer as suas primeiras vendas.

 

#11 – Faça parceria com afiliados

Os afiliados são pessoas que divulgam produtos em troca de comissão por cada venda realizada.

E fazendo parceria com eles será mais fácil você conseguir fazer as suas vendas. Sem contar que você estará aumentando os seus braços, pois não estará trabalhando sozinho na divulgação do seu produto.

Mas atenção! Não se esqueça de criar materiais de apoio para que os afiliados consigam divulgar o seu produto digital da forma correta.

 

#12 – Faça o lançamento do seu infoproduto

É chegada a hora do grande lançamento então envie email para sua lista de contatos falando sobre o grande dia, o dia da abertura do carrinho.

Produza conteúdos nas redes sociais falando sobre o lançamento.

E o faça com um webinário ao vivo!

E então, você já conhecia essas etapas? Gostou das dicas?

Tem mais, te convido a assistir esse vídeo onde dou ainda mais detalhes sobre todo esse processo!

E se ainda assim restar alguma dúvida, deixe nos comentários que terei prazer em responder.

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