10 ferramentas de marketing digital essenciais para negócios online

No mercado online, conhecer ferramentas de marketing que auxiliam nosso trabalho faz toda diferença.

Pensando em ajudar você que esta iniciando neste universo agora, separei 10 ferramentas de marketing que eu utilizo no meu negócio e que são pra lá de úteis, para divulgar de forma assertiva produtos e serviços na internet.

E então, ficou interessada? Se sim, continue lendo este artigo! 😉

Ferramentas de marketing

1-Template profissional

Não sei a que pé está o andamento do seu negócio, mas se ainda não tem um blog, recomendo fortemente que pense nessa possibilidade e faça dele o principal espaço de comunicação com seu público.

Para atrair audiência para seu blog e construir um relacionamento com eles, você terá que cuidar desse espaço com muito carinho e dar a ele uma boa aparência.

Utilizar as ferramentas certas irá melhorar sua qualidade e facilitar o seu trabalho, por isso aconselho que assim que possível invista em um template profissional.

Recomendo o Épico que é o que eu utilizo em meu blog e o Conversion WP que é muito parecido, igualmente voltado para conversão e que por sinal esta com um preço bem acessível neste momento.

Templates gratuitos podem sim quebrar um galho, mas a verdade é que muitas vezes deixará seus artigos misturados com fotos, vídeos, banners e seu blog ficará com aparência desorganizada.

Isso fará seu público não entender sua mensagem e querer sair correndo do seu blog. O que provavelmente não é o que você deseja não é verdade?

Bem, para não passar por isso, sua outra alternativa é contratar um web design para desenvolver o seu blog, mas  acredite, ficará bem mais caro.

Por isso que optei por comprar um template profissional quando estava construindo o meu negócio online e recomendo que você faça o mesmo, pois o custo x benefício vale a pena!

O resultado será ter uma audiência que queira visitar seu blog,  permanecer dentro dele para ler seus artigos e interagir com você.

2 – SEO by Yoast

O SEO by Yoast é um plugin gratuito que você instala em seu blog.

Ele oferece uma série de funcionalidades que permitem que você verifique se seu artigo esta sendo escrito de modo que o Google o veja como relevante e o aponte nas pesquisas.

Essa é uma das ferramentas de marketing fundamentais para atrair um maior número de leitores para seu blog.

3 – Google Analytics

O Google Analytics também é uma ferramenta gratuita e é utilizada para rastrear as visitas do seu blog.

Essa ferramenta te informa como as pessoas encontraram seu blog e como interagiram com ele, o que permite que você conheça sua audiência mais de perto e assim possa traçar estratégias direcionadas e assertivas.

4 – Pinterest

O Pinterest é uma rede social muito utilizada por profissionais que atuam no mercado da moda.

Entretanto, encontramos todo tipo de conteúdo por lá e por isso, é uma excelente fonte de ideias, o que é muito útil para gerar conteúdos para vídeos, blog e redes sociais.

Eu mesma, utilizo demais esta rede social como fonte de inspiração para o meu negócio e por isso a recomendo.

5 – Canva

Essa sem dúvida é uma das ferramentas que eu mais utilizo no meu negócio.

O Canva é uma ferramenta online e gratuita que te permite criar imagens incríveis para publicar nas redes sociais.

Ela tem um banco de dados de imagens que é bem extenso, diversas opções de letras e vários layouts pré prontos.

Além disso, a partir dela você pode carregar as suas próprias imagens, edita-las e fazer artes bem legais.

6 – Etus

O Etus é uma ferramenta de gestão e agendamento de postagens exclusiva para Facebook, Instagram e Twitter.

Através desta ferramenta você pode agendar publicações, gerar relatórios e responder comentários ou directs com apenas um clique.

Seu uso te dará mais tempo para produzir novos conteúdos e sem dúvida ajudará você a ser mais consistente em suas ações de marketing. É simples e fácil de usar.

Além disso possui planos bem acessíveis.

7 – Movavi Screen Capture

Movavi Screen Capture  é uma excelente ferramenta para captura de tela e edição de vídeos.

De todas as ferramentas que testei, sem dúvida foi a que mais gostei, pela simplicidade de usar.

Ela é bem intuitiva e possui um custo x benefício bem interessante.

8 – Bitly

O Bitly é uma excelente ferramenta para encurtar, personalizar e monitorar links.

O que permite que você personalize o link com seu nome ou com o assunto que a sua audiência irá abrir, criando assim um diferencial para o seu negócio.

Além disso, é possível extrair relatórios de cliques, com horário, data e origem de cada acesso. Em resumo, é uma tremenda mão na roda.

Eu utilizo demais e super recomendo.

9 – Lead Lovers

O Lead Lovers é uma ferramenta de automação de e-mails, construção de páginas e áreas de membros. O que é perfeito para você que deseja criar o seu curso online.

Indicada por grandes profissionais do marketing como Conrado Adolpho e Camila Porto. É a ferramenta que eu utilizo, e a escolhi dentre tantas que existem no mercado, justamente por ser uma ferramenta inteligente, fácil de usar, completa e com custo razoavelmente acessível.

Vale muito a pena conhecer!

10 – Gerenciagram

O Gerenciagram é uma excelente ferramenta de automação para atrair seguidores qualificados no Instagram.

Possui um sistema simples e intuitivo e em todas as etapas possui tutoriais ensinando passo-a-passo como usar.

Além disso, a partir dela também é possível automatizar o envio de mensagens de boas vindas, planejar o seu feed e agendar publicações tanto para feed, como para stories, inserindo hashtags nos comentários, o que é um baita diferencial, já que as ferramentas de agendamento de postagens não possuem esta função.

Ah, já ia me esquecendo, a partir desta ferramenta, você também consegue visualizar todos os seus comentários e responder todos eles de forma bem simples.

Seu custo x benefício é excelente e de todas as ferramentas de automação que testei até hoje, é a que mais me surpreendeu.

Vale muito a pena conhecer.

Concluindo

Ferramentas de marketing digital são fortes aliadas para construção e crescimento de qualquer negócio online.

Mas, para alcançar bons resultados, é preciso saber escolher entre tantas possibilidades e utiliza-las da forma correta.

Espero que as minhas dicas tenha te ajudado a resolver alguns dos problemas que envolvem o trabalho neste universo digital.


Se tiver alguma sugestão de ferramentas de marketing deixe nos comentários!

E se achar que este artigo pode ajudar alguma amiga, compartilhe!

Abraços, sucesso e até o próximo artigo!

Joyce Louzada

Avalie este artigo!