Como produzir conteúdo para internet

Se você esta começando a empreender online e sofre toda vez que precisa produzir conteúdos para internet, você esta no lugar certo!

Pois neste artigo vou compartilhar com você o método que utilizo para produzir todas as minhas matérias, e se você utilizá-lo, certamente terá mais facilidade para produzir as suas.

Mas antes de contar qual é o meu método, quero frisar que os conteúdos produzidos por você devem fazer parte de uma estratégia de marketing, com objetivos bem claros. Ou seja, seus posts devem estar sempre alinhados ao seu plano de negócios.

Meu método de produção de conteúdo para internet

Sempre que vou começar a escrever, faço um check-list de criação e listo minhas ideias em tópicos, anotando tudo que vem a cabeça, mesmo que naquele momento pareça não fazer muito sentido. Pode parecer besteira, mas esse check-list me ajuda muito e por isso recomendo que faça um teste para saber se também funciona para você.

Além disso, evito distrações, me afasto da televisão e desativo todas as notificações do meu celular e do computador para não correr risco de perder o raciocínio ou alguma boa ideia.

A escolha de um assunto que você domine e se sinta a vontade para discorrer, é fundamental. Então, para ser mais produtiva, sempre evito a escolha de temas complexos e que precisem de muita pesquisa.

Nem todos os dias, são bons para escrever. Por isso, se percebo que as minhas ideias não estão fluindo, não insisto, deixo para o dia seguinte.

Como eu me organizo com a produção dos conteúdos para internet

Faço um cronograma mensal com as minhas metas de produção, onde determino quantos artigos farei no blog, quantos posts farei em cada uma das redes sociais que a minha marca esta presente e em quais dias da semana os conteúdos serão publicados. Dessa forma, evito ficar perdida em relação ao que devo produzir e consigo medir meus resultados, encontrando assim um ponto ideal de equilíbrio.

Depois faço um calendário editorial onde organizo as ideias extraídas do check-list em dias semanais do mês todo.

Nesta hora é importante você se lembrar que seus conteúdos devem educar, entreter e motivar a sua audiência.

E se você tiver um blog e um canal no Youtube por exemplo, você deverá reservar alguns dias na semana para fazer posts com chamada para ação convidando sua audiência para ler o seu artigo ou assistir o vídeo novo do canal.

Se você ainda não tem um blog, recomendo que pense no assunto, pois por mais que as redes sociais sejam gratuitas e nos ajudem atrair novos clientes, trata-se de um espaço alugado, que não é nosso. Logo, este poderá mudar as regras e bloquear a sua conta quando bem entender ou simplesmente desaparecer da noite para o dia, como aconteceu com o Orkut  e você perder todos os seus contatos.

Ter um blog irá permitir que você utilize as redes sociais para atrai-los para o seu espaço, podendo assim construir seu relacionamento com eles como achar melhor para sua estratégia, sem correr risco de perde-los, já que em seu blog quem ditará as regras será você.

Se bem utilizado, um blog pode ser sua principal fonte de venda. Se quiser ter um blog tão profissional quanto o meu recomendo o template ConversionWP.

Ter um canal no Youtube também pode te ajudar a lucrar bastante. Se quiser aprender como utilizar esta ferramenta em seu negócio recomendo que dê uma olhadinha no conteúdo do Viver de Youtube.

Exemplo de calendário de postagem de conteúdo para internet

  • No domingo: Frase motivacional nas redes sociais.
  • Na segunda: Um artigo de blog e uma chamada nas redes sociais para ler o artigo.
  • Na terça: Super dica nas redes sociais.
  • Na quarta: Vídeo no seu canal de Youtube e chamada nas redes sociais para vê-lo.
  • Na quinta: Conteúdo de vendas ou matérias que eduquem seu público.
  • Na sexta: Imagem engraçada para seu público entrar no final de semana de bom humor.
  • No sábado: Super dica nas redes sociais.

E no domingo começa tudo outra vez, e mais uma vez uma frase de motivação para seu público começar a semana inspirado.

Este é um exemplo de calendário que você pode usar para gestão de conteúdo das suas redes sociais.

Como faço para ter ideias de conteúdo para internet

Ter ideias não é fácil e não é todo dia que estamos criativos.

Por isso costumo usar a ferramenta Google Alerts para ficar constantemente atualizada com as novidades do meu mercado. Isso porque baseando-se nas palavras chave que escolhemos, esta ferramenta envia  para o nosso e-mail periodicamente e de acordo com a frequência que determinamos, todas as notícias relacionadas ao nosso mercado.

Legal né? Com essa ferramenta você pode viver abastecida de informações atualizadas e utiliza-las para criar seus próprios conteúdos para internet.

Além disso, costumo fazer pesquisas no Youtube e ver alguns vídeos para ter as minhas ideias.

Como crio as minhas imagens?

Para criar as minhas imagens utilizo a ferramenta Canva, uma ferramenta excelente, gratuita e online, ou seja, você não precisará baixar nenhum aplicativo para usa-la.

Para ter acesso ao Canva você só precisa se cadastrar.

A partir desta ferramenta você pode criar imagens incríveis usando um banco de dados existente ou então fazer upload das suas imagens que devem ser sempre coletadas de um banco de imagens gratuitas ou de um acervo pessoal.

Se você quiser receber um tutorial passo a passo de como usa-la, cadastre-se na minha Lista vip de Whatsapp e me envie a mensagem: Quero meu tutorial gratuito do Canva.

Concluindo

Você deve sempre criar conteúdos que façam seu público se identificar com a sua marca, que gere empatia e aumente o engajamento. Dessa forma, não será difícil conquista-los.

É isso, por hoje é só! Espero que tenha gostado do conteúdo e que faça bom uso das informações contidas nele.


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E não se esqueça de me dar o seu feedback me contando o que achou deste artigo! Vou amar saber a sua opinião!

Abraços, Joyce Louzada

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